quinta-feira, 7 de maio de 2020

BULLYING E CYBERBULLYING: fenómenos diferentes ou semelhantes?

O uso das novas tecnologias tem muitas vantagens, porém pode trazer algumas desvantagens e por consequência alguns  constrangimentos. O Cyberbullying é um desses constrangimentos que atinge principalmente os jovens e adolescentes.

Podemos dizer que o cyberbullying é uma extensão do bullying tradicional. O bullying tradicional é uma forma de violência que ocorre de maneira direta agressor/vítima, e com maior ocorrência nas escolas. Por outro lado falamos cyber+bullying por ser uma forma de bullying em que um indivíduo  valendo-se do uso das tecnologias de informação e comunicação, age contra uma pessoa, através de atos deliberados, reiteradamente, com o intuito de prejudicar e denegrir a imagem de quem é assediado.

Assim o que difere o bullying do cyberbullying é que aquele (bullying) os actos de agressão ou ameaça são praticados face a face entre agressor e vítima, de forma direta, enquanto neste (cyberbullying) as agressões não são síncronas pois o agressor não está na presença da vítima e os efeitos se mantêm por longo período e deixam memória permanente e acessível a um universo de utilizadores, geograficamente distantes, dificilmente removíveis. A humilhação de uma vítima é visível em todos os continentes durante anos, com possibilidade de a agressão se multiplicar indefinivelmente. Os efeitos são perpétuos.

Relativamente as semelhanças podemos destacar tais como a agressividade, a intenção de causar sofrimento ou mal-estar a vítima, prática repetitiva e o desequilíbrio de poder que o agressor exerce face a vítima.


Recurso adicional: Do bullying ao cyberbullying?

Fonte
Seixas. S., Fernandes. L. & Morais. T. (2016). Cyberbullying um guia para pais e educadores. Plátano Editora. Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário